27 de jul. de 2011

Plano de Cultura elaborado em Fórum Municipal

Será enviado ao Poder Legislativo Municipal para aprovação 

Os projetos culturais de Feira de Santana irão ganhar um importante reforço dentro em breve, através da elaboração do Plano Municipal de Cultura. A iniciativa é desenvolvida por agentes culturais do Município, que levantam discussões sobre as verbas e suas aplicações, durante o I Fórum Municipal de Cultura de Feira de Santana.

O evento acontece nesta quarta-feira (27), no Centro de Cultura Maestro Miro. Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Arthur Andrade, o plano e o Fundo Municipal de Cultura vão ser submetidos ao Poder Legislativo Municipal para aprovação, permitindo que o Governo Federal e Governo Estadual possibilitem a transferência de recursos.

“Independente disso, vai ser estabelecido um percentual que deverá ser disponibilizado para a cultura em Feira de Santana. Tudo isso passa por um processo de diálogo, como nós estamos fazendo. Nosso intento é fortalecer a cultura de Feira de Santana”, ressalta o secretário.
Das verbas destinadas para a Secel, aproximadamente 80% são destinadas para a cultura e o entretenimento. Outra atividade que o Govermo  Municipal pretende apoiar de forma mais intensificada é a dança de rua e os grafiteiros, conforme  Andrade. “Já tivemos uma apresentação no bairro Irmã Dulce com o apoio do Município”, declara.

Todos os segmentos que representam a cultura de Feira de Santana, a exemplo de produtor cultural, músico, dançarino e ator participam da elaboração de políticas públicas para implementar a cultura local. Um deles é o produtor Rubem Santos Júnior, que considera a iniciativa importante por “permitir que o governo ouça a sociedade civil organizada no que se refere a cultura do Município”.

Para o mestre da cultura popular Augusto de Souza Filho, o evento é muito valoroso. “A inicitiva é boa e nós esperamos um certo avanço para a cultura de Feira de Santana através de eventos como este”, destaca.
O I Fórum de Cultura foi aberto com a palestra do consultor de Cultura, HygorAlmeida, que abordou o tema “O que é Plano Municipal de Cultura”. A programação seguiu com apresentação e leitura da Minuta do Fundo Municipal de Cultura, Plenária com o Conselho Municipal de Cultura. 

À tarde o fórum continua com Formação dos Grupos de Trabalho (GT´s) e discussão dos Eixos Temáticos nas salas específicas, seguida por Apresentação na Plenária das propostas dos Eixos Temáticos. As atividades encerram às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário