
Os projetos culturais de Feira de Santana irão ganhar um importante reforço dentro em breve, através da elaboração do Plano Municipal de Cultura. A iniciativa é desenvolvida por agentes culturais do Município, que levantam discussões sobre as verbas e suas aplicações, durante o I Fórum Municipal de Cultura de Feira de Santana.
O evento acontece nesta quarta-feira (27), no Centro de Cultura Maestro Miro. Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Arthur Andrade, o plano e o Fundo Municipal de Cultura vão ser submetidos ao Poder Legislativo Municipal para aprovação, permitindo que o Governo Federal e Governo Estadual possibilitem a transferência de recursos.
“Independente disso, vai ser estabelecido um percentual que deverá ser disponibilizado para a cultura em Feira de Santana. Tudo isso passa por um processo de diálogo, como nós estamos fazendo. Nosso intento é fortalecer a cultura de Feira de Santana”, ressalta o secretário.
Das verbas destinadas para a Secel, aproximadamente 80% são destinadas para a cultura e o entretenimento. Outra atividade que o Govermo Municipal pretende apoiar de forma mais intensificada é a dança de rua e os grafiteiros, conforme Andrade. “Já tivemos uma apresentação no bairro Irmã Dulce com o apoio do Município”, declara.
Todos os segmentos que representam a cultura de Feira de Santana, a exemplo de produtor cultural, músico, dançarino e ator participam da elaboração de políticas públicas para implementar a cultura local. Um deles é o produtor Rubem Santos Júnior, que considera a iniciativa importante por “permitir que o governo ouça a sociedade civil organizada no que se refere a cultura do Município”.
Para o mestre da cultura popular Augusto de Souza Filho, o evento é muito valoroso. “A inicitiva é boa e nós esperamos um certo avanço para a cultura de Feira de Santana através de eventos como este”, destaca.
O I Fórum de Cultura foi aberto com a palestra do consultor de Cultura, HygorAlmeida, que abordou o tema “O que é Plano Municipal de Cultura”. A programação seguiu com apresentação e leitura da Minuta do Fundo Municipal de Cultura, Plenária com o Conselho Municipal de Cultura.
À tarde o fórum continua com Formação dos Grupos de Trabalho (GT´s) e discussão dos Eixos Temáticos nas salas específicas, seguida por Apresentação na Plenária das propostas dos Eixos Temáticos. As atividades encerram às 18 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário